top of page
Dordiana 0.jpg

A Paixão - Escritos e Demência

João Dordio

“Sou tão tudo quando escrevo que quando volto a mim
Recuso-me a ser esse vazio que a normalidade me impõe...
E volto a partir...
Quando se voa, partimos.
Quando escrevemos, voamos...”

João Dordio

João Dordio

João Rodrigo Piteira Dordio nasceu a 03 de Abril de 1970, em Évora, e reside no Seixal. Divorciado, pai de dois filhos, é Agente Principal da PSP e presta serviço há cerca de 20 anos no Corpo de Intervenção, pertencente à Unidade Especial de Polícia.
Autodidata, com formação académica em Sociologia e História, complementa a sua área profissional com pesquisa e investigação sobre aquilo que gosta de definir como “o outro lado da História”, vulgarmente rotulada de “teorias da conspiração”. Desloca-se com alguma frequência a escolas, bibliotecas e associações para a realização de palestras sobre este assunto.
Apesar de escrever há muitos anos, “O Suspiro de Odin” (Chiado Editora, 2016) foi o seu primeiro livro.
Participou em diversas Antologias e Coletâneas, assim como em programas radiofónicos de poesia. Tem atualmente uma rubrica mensal (“O Cocas Veste Prada”) no programa A Essência das Palavras, de Alfredo Batista na Alternativa Radio.
Prefaciou e posfaciou diversas obras e já viu a sua poesia ser premiada algumas vezes.
Participou, em parceria com a artista plástica Carla Palhinha, na exposição “Um Poema é Uma Pintura Com Voz, Um Pintura é Um Poema Sem Voz”, um projeto inovador em que se pretendia conciliar a pintura com a poesia e a escrita criativa (os quadros da artista eram “legendados” com passagens do seu primeiro livro, “O Suspiro de Odin”).
Editou em abril de 2018 o seu segundo livro, “Não Faças Barulho. Fui Ali Gritar Que te Amava” (Emporium Editora).
É coordenador literário da Coleção Poiesis e da Coleção Dordiana, ambas com a chancela da In-Finita.

bottom of page